O que fazer para emagrecer?

Muita gente faz essa pergunta. Afinal, estar de bem com o corpo levanta a autoestima e faz um bem danado à saúde. Por isso hoje, aqui no blog do Spa, um lugar perfeito para quem busca qualidade de vida, vamos dar dicas infalíveis para emagrecer!

A primeira grande dica para emagrecer é a seguinte: reeduque-se. Mas, antes de iniciá-la, é importantíssimo procurar um nutricionista ou um profissional de saúde qualificado. Não adianta mudar os hábitos alimentares baseando-se apenas em dietas para emagrecer encontradas na internet.

Apesar da necessidade de um nutricionista, existem dicas de emagrecimento que são universais.  A alimentação é uma delas. O cardápio ideal deve ter alimentos reguladores, como frutas e hortaliças; alimentos energéticos, como pães, massas e cereais; alimentos construtores, como carne e ovos.

Os exercícios físicos também estão na lista das melhores dicas para emagrecer. E não é necessário fazer muitos. Segundo estudo da Universidade do Alabama, malhar quatro vezes por semana é o suficiente.  Melhor ainda é fazer um equilíbrio entre dieta saudável e a prática de alguma atividade física.

O treinador físico Marcio Atalla disse ao Jornal Folha de São Paulo que regime sem atividade física não funciona.  “A dieta, sozinha, vai naufragar sempre. Quando você faz só a restrição alimentar, tem que comer cada vez menos para continuar perdendo peso”.

A nutricionista do Spa Estância do Lago, Thaís de Brito, acrescenta que “temos que ingerir menos e gastar mais para obter uma boa diminuição de peso”.

Outra dica para emagrecer é dormir bem. Sim, ao dormir ou repousar bem usamos uma boa parte de lipídios como fonte energética. Uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que adultos que não descansam o suficiente comem 300 calorias a mais por dia. Então, verifique com seu médico a quantidade diária de sono que você precisa e deixe de ficar acordado até tarde vendo filmes e seriados.

Emagrecer com saúde não é difícil. Basta mudar alguns hábitos. Por exemplo: que tal escovar o dente logo após a refeição? Não por causa da saúde, mas porque você vai pensar duas vezes antes de comer uma sobremesa ou um docinho qualquer.  Durante a refeição, não devemos ingerir líquidos, mas se não puder evitar que tal trocar o refrigerante pela água? Sabe quantas calorias você vai diminuir? 150! Além de sódio, corantes e conservantes.

Outras dicas para emagrecer:

– Opte sempre pelo alimento integral;

– Coma muita salada (mas não somente, ok?);

– Coma devagar e mastigue bem;

– Pratique algum esporte;

– Prefira alimentos assados, grelhados e cozidos. Evite frituras;

– Diminua a cervejinha do final de semana.

Neste post há apenas algumas dicas para emagrecer. Existem dezenas de outras. Lembre-se da mais importante: converse com um nutricionista!